quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais uma crítica!

«Assim que li a sinopse de Conspiração 365 fiquei rendida a esta ideia tão inovadora de construir uma série em doze volumes, numa constante contagem decrescente, editando um a cada mês do ano, de forma a transmitir ao leitor a percepção da passagem do tempo como ela é sentida pelo herói. Quando peguei no livro, maravilhei-me ainda ao reparar no pormenor de todas as páginas se apresentarem enumeradas ao contrário até ao final do livro, num estilo que se adequa perfeitamente a uma história repleta de acção como a que temos perante nós.

O volume de Janeiro inicia-se com o relato da passagem de ano de Callum Ormond, um jovem de 15 anos que vive numa pacata vila australiana e cuja vida, após a morte repentina do seu pai, sofre uma enorme e drástica mudança. Ao receber a profecia de um louco e ao deparar-se constantemente com factos que a corroboram, Cal deve confiar apenas em si mesmo e tentar descobrir as últimas palavras que Tom lhe queria desesperadament e transmitir e não pôde.
Esta Conspiração de Janeiro revela-se uma delícia para miúdos, uma vez que tem uma escrita simples e acessível, uma dimensão reduzida (apenas 192 páginas!) e um herói adolescente; e também para graúdos, na medida em que provoca, inevitavelmente , curiosidade acerca das peripécias que Callum vai enfrentar até ao final do ano e, claro, ansiedade pelo desvendar do mistério que tanto o atormenta!

Uma escritora a manter “debaixo de olho” e uma série a não perder!»
Patrícia Pereira, Segredo dos Livros, Fevereiro de 2011

2 comentários:

Mafalda Falcão disse...

Bem, gostava de dar a minha opinião, sobre os livros que saíram até agora.

Acho a tradução péssima. Está tudo muito confuso, e de vez em quando o vocabulário é excessivamente rico, não se adequando ao texto. É também muito 'seca', a tradução não tem muita vida, por assim dizer. Acho que podia estar muito melhor :)

Pergunto-me se ler esta colecção em inglês me dava uma sensação muito mais de aventura... A capa - e a sinopse, vá - dão a entender uma aventura muito mais engraçada do que na verdade é.

Por isso, peço que revejam as traduções dos primeiros livros. Isto merece.

Boa sorte!

João Pedro Delfim disse...

Muitos Parabéns! O teu/vosso blog está espectacular! Agradeço todas as informações que são dadas pois, afinal, eu estou a começar a ler a colecção: é fascinante!