quinta-feira, 31 de março de 2011

Crítica de Leitor: «Março»

«A vida de Callum Ormond no mês de Março não é muito diferente. Perseguido pelas autoridades e por criminosos, tenta desesperadament e sobreviver e desvendar o Enigma de Ormond. Tem 306 dias e as pistas que o pai lhe deixou antes de morrer são extremamente difíceis de desvendar. Surgem novas pistas que apenas servem para o confundir e nem mesmo com a inteligência do seu amigo Boges tem sido fácil.
Um sujeito, também ele foragido, ajuda Cal a escapar mais uma vez da morte e das autoridades que o perseguem constantemente. Consegue finalmente encontrar-se com a enfermeira que cuidou do seu pai e que alega ter informações importantes para lhe transmitir. No entanto, o encontro não é pacífico. Cal confronta-se com os criminosos que o têm perseguido e vê-se rodeado de víboras. Consegue enganar mais uma vez a morte e continuar a investigação, que o leva novamente a mais perigos e perseguições.
Cal sente-se frustrado, cansado e só, apenas quer cumprir os desejos do seu pai, mas ainda pouco descobriu e nem sequer sabe em quem confiar.

Conspiração 365 – Março é uma magnífica continuação desta série da autora Gabrielle Lord.
Neste volume deparamo-nos mais uma vez com páginas repletas de suspense, acção e muita aventura. Surgem novas personagens muito interessantes e enigmáticas. A investigação de Cal leva-nos a novos perigos de cortar a respiração.
 
A escrita cativante a as excelentes descrições fixam o leitor de tal forma, que é quase impossível interromper a leitura.
 
Uma série contagiante a não perder.
Só me resta dizer que venha o próximo!»
 

1 comentário:

Nuno Chaves disse...

Iniciei a leitura de Conspiração 365 um pouco por acaso, aproveitei a promoção da editora que na compra do 1º volume oferecia o 2º (ou vice-versa).

Li a sinopse e pensei “e porque não?” embora esta série seja destinado a um público juvenil, os “adultos” que o lerem não ficarão nada decepcionados… se forem fãs de uma história bem contada, cheia de conspirações e mistérios e recheada de suspense e momentos de muita acção com cenas que poderiam dar uma excelente adaptação ao cinema.

Quando comecei a ler a história que é dividida em 12 livros (embora a história seja uma só) tantos quantos os meses em que o protagonista Callum Ormond andará fugido, lembrei-me imediatamente da famosa série “24″ pois andamos a suster a respiração meses e meses até o “problema” ficar resolvido. Outro pormenor engraçado é o facto que a paginação do livro se encontra na ordem inversa criando a sensação de contagem decrescente.

No fundo a história não é nova, mas é bem contada por Gabrielle Lord uma premiada autora de Thrillers que fez a sua 1ª incursão no género juvenil.

A contagem decrescente começa quando Callum Ormond é perseguido por um lunático que lhe aparece e lhe diz que o pai foi assassinado, que a partir desse momento a sua vida corre perigo e que terá precisamente 365 dias para fugir e se esconder ou será também ele morto. Sem lhe dar muita atenção Callum segue a sua vida quando o barco em que segue juntamente com o tio sofre de repente um acidente e o jovem se vê rodeado de tubarões e consegue sair ileso, regressa a casa e depara-se com um cenário de guerra a sua casa é vandalizada a sua irmã é agredida e Callum acusado de ter provocado a situação. O rapaz decide então fugir e basicamente está dado o mote para uma história que embora escrita para adolescentes, vai certamente dar momentos de descontracção aos adultos que se atreverem a lê-la.